Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Login Único - Acesso ao Portal

Publicação:

O acesso externo (usuários de fora da Administração Pública) ao Portal de Convênios e Parcerias era realizado através do Login Cidadão.

A partir do dia 31/03/2020 o Login Cidadão integrou-se ao Login Único do Governo Federal, o Login gov.br.

Essa é a nova proposta do Governo federal, para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, pois oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único. Fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

Quando a pessoa física estiver representando uma Organização da Sociedade Civil (OSC), é FUNDAMENTAL que o CPF utilizado para realizar o acesso seja de um dos responsáveis legais da OSC.

O Login Cidadão tinha o objetivo de promover a integração, o cadastro e a autenticação do cidadão junto às ferramentas e os Serviços Digitais do Governo, facilitando o relacionamento da pessoa física com o Governo do Estado e abrindo caminho para a adoção de uma Identidade Digital para as cidadãs e os cidadãos gaúchos. Esse objetivo foi ampliado com a integração ao Login Único do Governo Federal.

A iniciativa promove a desburocratização e a integração de sistemas, diminui a possibilidade de fraudes e padroniza o acesso às bases de dados do Estado e da União, ao passo que permite o registro automatizado e o acompanhamento sistemático da interação dos cidadãos com os serviços digitais geridos pela Administração Estadual e Federal.

Clique aqui para acessar o serviço

Portal de Convênios e Parcerias RS